Sep 29, 2014 17:53
9 yrs ago
Portuguese term

pratas da nossa família

Portuguese Art/Literary Poetry & Literature António Lobo Antunes, Memória de elefante
...tal como as tias ocupavam o espaço confortável das manhãs visitando, armadas de terços, boas palavras e moedas de cinco tostões o que denominavam com orgulho proprietário de “os nossos pobrezinhos”, criaturas acomodatícias a quem o papão inquietante do Comunismo não assaltara ainda de perigosas dúvidas acerca da virtude da Sãozinha. O médico acompanhara-as algumas vezes nesses raides sinistro-piedosos (“Não se chegue muito a eles por causa das doenças”) de que conservava a recordação pungente do cheiro da fome e da miséria e de um paralítico que rastejava na lama entre as barracas, de mão estendida para as tias que lhe garantiam, de missal em riste, os faustos da eternidade na condição essencial de respeitar escrupulosamente as pratas da nossa família.

No regresso a casa o psiquiatra era por seu turno catequizado (“O menino reze para não haver uma revolução que esta gentinha é bem capaz de nos matar a todos”)

Que pratas tinha que respeitar o paralítico? Riquezas? Louça de prata? Posição social? Respeitar em que sentido? Não duvidar que a família tinha direito a estas pratas? Não robar?

Responses

+2
6 mins
Selected

ver em baixo

eu penso que o sentido é o de os bens da família, ou seja, que não roubassem o que pertencia à família em sentido genérico
Peer comment(s):

agree Danik 2014
7 mins
Danik, obrigada
agree Linda Miranda
55 mins
Linda, obrigada
Something went wrong...
4 KudoZ points awarded for this answer. Comment: "Obrigada"
Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search