Glossary entry

inglês term or phrase:

bowl

português translation:

em cúpula / côncavo

Added to glossary by Mario Freitas
Feb 20, 2017 00:18
7 yrs ago
2 viewers *
inglês term

bowl

inglês para português Tecn./Engenharia Arquitetura
Roof Structure:
☐ Flat (pitched)
☐ Flat
☐ Bowl

Essa é para quem entende de arquitetura/construção. Eu estou em dúvida sobre qual tradução de "Bowl" poderia se aplicar no caso...

Obrigado!
Proposed translations (português)
4 +2 em cúpula / côncavo
5 +1 abóbada
Change log

Feb 25, 2017 04:32: Mario Freitas Created KOG entry

Discussion

Nick Taylor Feb 21, 2017:
I hope they have taken into account.. the point loading of said bowls. I dont know how much they hold, but 5 or 6 tonnes by the look of it! Some one could be in for a nasty (or pleasant) surprise. BLOODY ARCHITECTS!
expressisverbis Feb 21, 2017:
:-D dessa região e de muitas outras e não eram só as pombas, até nós aproveitávamos essas piscinas.
Danik 2014 Feb 21, 2017:
Piscina O que eu sei é que as pombas aqui da região iam adorar essas piscinas gigantes.
expressisverbis Feb 21, 2017:
Como é possível um telhado fazer correr tanta tinta?
Ainda vamos ultrapassar os iranianos e construir um telhado do tipo tapete voador :-D
expressisverbis Feb 21, 2017:
Com a aridez dos desertos a água também tende a evaporar.
Mas, eles pensaram nesse sistema e, pelo que li, na estrutura côncava, no seu centro, há uma espécie de canal por onde irá circular essa água pluvial, com a função acrescida de refrescar o interior das habitações.
Agora se esse canal é complexo e não funciona como o previsto, não sei, mas estes tipos pensam em tudo.
Mario Freitas Feb 21, 2017:
Overflow All these projects are beautiful to see, but they require a complex overflow system as they will no longer work as roofs when the water reaches the top limit (in case of heavy raining.
expressisverbis Feb 21, 2017:
Danik, ainda não vimos nada... também existem os telhados invertidos:
https://www.google.pt/?gfe_rd=cr&ei=9xCjWMXaM_GJ8QeGxZSgDg&g...
Nick Taylor Feb 21, 2017:
The "bowls" dont actually exist It is just another architect's dream (virtual) and a concept. Lets see if they ever get built........As Ron Arad said "ideas are a dime a dozen (as ideias são o preço de chuva) realizing them is what counts" And I agree totally :-)
Danik 2014 Feb 21, 2017:
Vivendo e aprendendo: Impressionante esses tetos iranianos que você postou, Sandra. Mas não servem para lugares com mosquito da dengue
expressisverbis Feb 20, 2017:
Mário, como eu não sei exactamente qual é o telhado (e não sou perita em arquitectura) se é algum referente ao tal que foi criado pelos engenheiros iranianos, ou se é o telhado abobadado, fiquei-me pela discussão.
Embora o maucet tenha dito que poderia tratar-se de "côncavo", fico à espera do veredicto dele/dela e darei o "agree".
Fique descansado :)
Mario Freitas Feb 20, 2017:
@ Sandra, Desculpe, querida, passei pela pergunta rapidamente e dei minha sugestão. Não vi que você já tinha citado o 'telhado côncavo'. Porém, em PtBr ainda acho que "cúpula" seria o mais comum, então vou deixar minha sugestão.
Agora, se o telhado for no formato que você sugeriu em seu primeiro link, uma 'cumbuca' com o diâmetro maior na parte de cima e a tangente na parte inferior, seria "convexo" e nenhuma das sugestões acima se aplica.
expressisverbis Feb 20, 2017:
Concordo com a primeira intervenção da Danik na discussão, sugerindo "abóboda" e, caso estas estruturas digam realmente respeito a esses telhados criados para esses países, concordo com a sugestão que dei aqui "telhado côncavo".
expressisverbis Feb 20, 2017:
Como base do estudo estão alguns objectos encontrados no local do mausoléu do rei Herodes, no Herodium, que permitiram aos investigadores arqueólogos da Universidade Hebraica de Jerusalém assegurar que se trata realmente do túmulo do famoso rei que governou no século I a.C.. Trata-se de uma estrutura com dois andares e um telhado cónico e côncavo, com cerca de 25 metros de altura, bastante apropriada ao gosto e ao estatuto de Herodes.
http://www.natgeotv.com/pt/tumba-perdida-de-herodes/sobre

Câmara, por sua vez, provém «do latim cămăra, forma tardia de cămĕra, “teto abaulado, telhado côncavo, abóbada; quarto, compartimento”» e a palavra ocorre num texto de 1361 — «… na nobre ÇJdade de lixbõa na câmera do paaço do Conçelho…»
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/orde...

Abóbada: Todo o tecto côncavo pode-se chamar abóbada. Cobertura encurvada.
https://engenhariacivil.wordpress.com/43/termos-tecnicos-civ...

Ao que parece este tipo de estrutura cónica ou côncava já vem de trás, de países mais áridos, com a função de captação/recolha de águas pluviais, tal como mostrado nas imagens das referências indicadas aqui.

Nick Taylor Feb 20, 2017:
Everything you ever wanted to know about roofs http://www.tileyroofing.com/single-post/2016/10/07/Types-of-...
And not a single "bowl roof " in sight!
A dome roof is polygonal with an inverted bowl shape.
Nick Taylor Feb 20, 2017:
Other than this one http://inhabitat.com/bowl-shaped-roofs-harvest-rainwater-and...
Which doesn't actually exist other than a CONCEPT.
"Inverted bowl roof maybe?"
Nick Taylor Feb 20, 2017:
Doesn´t make a lot of sense "bowl roof" ?????? Anybody ever seen one?
expressisverbis Feb 20, 2017:
Também não conhecia maucet.
Ainda cheguei a pensar que fosse aquele telhado com telha mouriscada ou portuguesa, que é conhecida como telha de canudo:
https://www.google.pt/search?q=Telha de Canudo&biw=1536&bih=...

Mas "bowl roof" segundo as referências indicadas atrás em EN e PT é mesmo "telhado côncavo".
maucet (asker) Feb 20, 2017:
Obrigado pela sugestão e pelas imagens. Eu não conhecia esses telhados.
expressisverbis Feb 20, 2017:
Parece que foram os iranianos a "inventar" o conceito e pobres deles, até entendo, a chuva nestes países é muito escassa... quando chove o pessoal salta cá para fora para rua feliz da vida :)
Presenciei isto não no Irão, mas noutro país.
http://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/arquitetos-i...
maucet (asker) Feb 20, 2017:
expressisverbis Acho que pode ser isso mesmo. Obrigado!
expressisverbis Feb 20, 2017:
Telhados côncavos? Faz muito sentido a sua sugestão, Danik!
Também encontrei estes "telhados côncavos" (o que os arquitectos inventam!) que captam ou recolhem a água da chuva na Austrália... é bem fixe, até serve de piscina :-D
http://inhabitat.com/bowl-shaped-roofs-harvest-rainwater-and...

http://coolairaustralia.com/architects-design-innovative-bow...
Danik 2014 Feb 20, 2017:
Sem pesquisar abóbada?

Proposed translations

+2
3 horas
Selected

em cúpula / côncavo

Peer comment(s):

agree Margarida Ataide
5 horas
Obrigado, Margarida!
agree Clauwolf
9 horas
Obrigado, Cláudio!
Something went wrong...
4 KudoZ points awarded for this answer. Comment: "Obrigado!"
+1
10 horas

abóbada

abóbada
Peer comment(s):

agree Lais Leite
7 horas
Thanks padua
Something went wrong...
Term search
  • All of ProZ.com
  • Pesquisa de termos
  • Trabalhos
  • Fóruns
  • Multiple search